A comunidade Santa Rita, localizada a 300 km da área urbana de Parauapebas, recebeu nesta terça-feira, 21, o prédio da escola Santa Rita de Cássia todo reformado. O espaço atende alunos da educação infantil, ensino fundamental e funciona como anexo para o ensino médio.
A escola passou por um processo de restauro que inclui uma série de melhorias na infraestrutura e equipamentos. O local recebeu nova pintura, construção de uma área externa, instalação de ar-condicionado nas salas de aulas, revitalização da cozinha, reforma completa dos banheiros dos alunos, equipamentos para alojamento dos funcionários, como beliches e guarda-roupas, freezer, armário de cozinha e lavadora de roupas.
Para Ricardo Pereira, pai de aluno, a reforma veio em boa hora. “Antes não tinha nada. Agora está climatizado, está pintado. Está tudo bonito. Agora os filhos vão estudar mais animados”, diz.
A secretária de Educação, Maura Paulino, destacou a importância das melhorias: “Essas benfeitorias representam um grande avanço para a comunidade escolar. Nosso compromisso é continuar trabalhando para garantir condições dignas de ensino e aprendizagem para nossos alunos e melhores espaços para nossos profissionais, tanto na zona urbana, quanto na rural”, afirmou.
A iniciativa foi realizada em parceria com a empresa Vale e empresa MIP, por meio do Programa Partilhar, e reforça a importância de parcerias entre empresas e setores públicos para promover melhorias nas instituições de ensino, garantindo melhores condições de aprendizado e trabalho para todos os envolvidos.
Reestruturação das escolas
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), encampa atualmente reparos emergenciais em 37 escolas da rede municipal. A ação visa a organização dos espaços escolares que estavam em desacordo com normas de infraestrutura e até sanitárias.
Com o retorno escolar agendado para o dia 24 de fevereiro, a Semed trabalha para garantir um início de ano letivo com conforto e segurança para alunos e profissionais da educação de toda rede de ensino de Parauapebas.
Reportagem: Márcia Machado
Assessoria de Comunicação / PMP 2025