Os cordéis e telas expostos na biblioteca são mais que arte: refletem um processo educacional inspirador, envolvendo leitura, adaptação, colaboração, pesquisa e inovação
A emoção, a criatividade e o talento dos estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas se materializaram em uma exposição de telas e cordéis, fruto do Projeto Poetas em Flor: A Jornada da Criação, inspirado na obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.
A exposição, que teve início na segunda-feira, 25, na Biblioteca Pública Municipal Hernani Guimarães Teixeira, é o resultado de uma jornada criativa realizada ao longo de 2024 pelos alunos da Escola Chico Mendes, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Nita Aguiar.
Os cordéis e as telas expostos, que encantam todos que passam pela biblioteca, vão além de simples produtos artísticos: são evidências de um processo educacional inspirador, que envolveu leitura, adaptação, colaboração, pesquisa e inovação.
“Este ano, trabalhamos com a leitura e interpretação de “O Pequeno Príncipe”. Os alunos estudaram o vocabulário, a filosofia e a literatura da obra, produziram poesia e literatura de cordel, e depois mergulharam na cultura paraense, transformando suas criações em literatura de cordel paraense e telas”, destacou a professora.
O aluno Rilyson Nicolas, que interpretou o Pequeno Príncipe na culminância do projeto, compartilhou sua experiência: “Adorei participar deste projeto. Aprendi muito sobre literatura e artes, produzi uma tela e três cordéis. Tudo isso me deixa muito feliz e cheio de orgulho”, comemorou.
O artista plástico e secretário adjunto de Cultura, Afonso Camargo, ressaltou a importância de iniciativas como essa para a Biblioteca Pública. “Esta é minha primeira participação como representante da Biblioteca e da Secult no apoio a um evento pedagógico como este. Estou muito feliz com o resultado, que reflete o amor pela leitura, pela arte e o empenho de profissionais dedicados”, afirmou Afonso. Ele também anunciou que a exposição ficará aberta ao público até sexta-feira, das 8h às 14h45.
Desde 2016, o Projeto Poetas em Flor tem se destacado como um importante espaço de incentivo à produção artística e literária de alunos da rede municipal de ensino. Em 2017, o sonho coletivo se concretizou com a publicação do livro “Um Toque de Poesia”, seguido pela obra “Caminhos”, lançada em 2021. “Já temos uma nova obra pronta, intitulada ‘Marias e Todas as Marias’, que aguarda publicação”, relembra a professora Nita.
Texto e fotos: Messania Cardoso
Assessoria de Comunicação/PMP