TAXISTAS SÃO PREPARADOS PELO DETUR PARA CONDUZIR TURISTAS NA FLORESTA DE CARAJÁS

publicado: 24/05/2018 10h55

O Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas credenciou 17 taxistas com o curso de Requisito de Atividade Crítica (RAC 2). Eles fazem parte da Cooperativa Mista de Prestação de Serviços de Táxi, Vans e Locação de Veículos de Parauapebas (Cootavip), credenciada pela Infraero para o transporte de passageiros do aeroporto de Carajás até Parauapebas.

O RAC 2 é uma exigência da Vale para as empresas que irão atuar na Floresta Nacional de Carajás (Flonac). Após a capacitação, os condutores da Cootavip estarão autorizados a transportar os turistas que desejam explorar os mais diversos atrativos da região. Essa formação possibilitará mais uma alternativa de transporte além da oferecida pela Cooperativa de Trabalho em Ecoturismo de Carajás (Cooperture), responsável por belas excursões na área de preservação ambiental.

O coordenador do Detur, Marcos Alexandre, explica que o curso visa aperfeiçoar o conhecimento dos taxistas na área e dar maior segurança aos turistas que visitam Parauapebas. “A partir do segundo semestre os taxistas terão o curso de qualidade no atendimento ao turista. A ideia é que todos sejam qualificados. O objetivo do departamento é fazer esse trabalho com outras cooperativas também”, adianta ele.

O curso foi aprovado pelos taxistas. “Fica melhor agora porque é uma qualificação a mais para o profissional, e nós poderemos compartilhar mais da nossa região com os visitantes”, avalia Josélio Leal.

Detur trabalha para promover e fomentar os atrativos turísticos do município. Um dos focos do departamento é a qualificação de profissionais de diversos setores para atender as demandas turísticas da região. Ano passado, 22 pessoas foram formadas na primeira turma de Condutores de Trilhas de Parauapebas. O início da formação da segunda turma está previsto para o mês de maio deste ano.

Texto: Diego Santana
Fotos: Bruno Cecim