NOVOS CONDUTORES DE TRILHAS PODEM SUPRIR DÉFICIT DE PROFISSIONAIS NO SETOR

publicado: 24/05/2018 10h41

Aulas começaram na segunda-feira, 14, e seguem até 31 deste mês

Os alunos do 2º Curso de Trilhas e Caminhadas realizado em Parauapebas iniciaram o I módulo na segunda-feira, 14. Eles estão alojados na Floresta Nacional de Carajás (Projeto Igarapé Bahia) e recebem capacitação nos períodos matutino, vespertino e noturno. A primeira parte do curso será encerrada no sábado, 19, e promete muito conhecimento e também muita aventura na exploração de trilhas e da cachoeira de Águas Claras.

Os alunos estão com grande expectativa para o curso. “Meu objetivo é levar as pessoas a conhecerem, a terem esse contato com a natureza. A gente tem uma estrutura muito grande, apoio de vários órgãos e entidades. Vai ser um curso gratificante pra todos”, antecipa o biólogo Tiago Cordeiro. “É uma excelente oportunidade de conhecimento. Achei (o curso) muito atrativo. É uma oportunidade única e eu sou muito grata”, ressalta Lidiane Rocha, técnica em meio ambiente.

A primeira aula foi ministrada pelo chefe da Floresta Nacional de Carajás, Marcel Régis. Ele falou sobre o programa de uso público da Flona Carajás (ICMBio/Semma). Um dos pontos destacados foi o nível de responsabilidade que é ser condutor de visitantes dentro da unidade de conservação no momento em que o município discute a geração de emprego e renda por meio de outras matrizes econômicas, que não seja apenas a mineração.

“A gente entende que Parauapebas tem um potencial muito grande para ecoturismo. Esse pessoal tem condição de suprir uma demanda por conhecer esses atrativos naturais da Floresta Nacional de Carajás, do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos e das demais unidades de conservação do Mosaico de Carajás”, avaliou Marcel Regis.

Ainda no primeiro dia, a turismóloga e guia de turismo cadastrada pela Embratur, Nara Elisa, ministrou a palestra com o tema Turismo. “Quando tu recebes o turista, o visitante, tu tens que fazer sempre o melhor, e o melhor na verdade é suprir as expectativas deles. Para o visitante, tudo tem que estar perfeito. A turma é madura e acredito que serão ótimos condutores. Com o passar do tempo, eles vão querer se especializar e é o tempo que vai mostrar o nicho que eles vão procurar”, disse ela.

O coordenador do Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas, Marcos Alexandre, acompanhou o primeiro dia dos alunos no Igarapé Bahia. “Esse processo faz parte do nosso eixo de qualificação do primeiro semestre. O ideal é que a cooperativa (Cooperativa de Trabalho em Ecoturismo de Carajás – Cooperture Carajás) possa aproveitar os formandos de forma a suprir o déficit que foi identificado no setor”, frisou.

Também estavam presentes na aula inaugural o secretário adjunto de Meio Ambiente (Semma), Edmar Rodrigues, e a coordenadora do Departamento de Uso Público (Deupp/Semma), Nívia Silva. Ela deu boas-vindas aos alunos e incentivou a turma a aproveitar o momento. “A formação desses novos condutores é muito importante para Parauapebas, para o Mosaico de Carajás e região”, afirmou ela.

OS SELECIONADOS

As 30 vagas oferecidas pelo 2º Curso de Trilhas foram disputadíssimas: 206 pessoas se inscreveram para as entrevistas que selecionaram os candidatos. Houve quatro desistências e faltas, com quatro novos inscritos sendo chamados pelo Detur.

CONTEÚDO

O conteúdo programático do curso vai abordar patrimônio histórico, qualidade no atendimento ao turista, cooperativismo, ecoturismo, fauna Carajás, uso público em áreas de preservação, animais peçonhentos, técnicas de condução de trilhas, noções de sobrevivência em área de selva, condução noturna, primeiros socorros, noções de segurança no trabalho, o que é e quais são os tipos de trilhas, a importância do condutor de trilhas, principais técnicas em caminhada em grupos e empreendedorismo para turismo de trilhas.

Módulo I

Data: 14 a 19 de maio
• Local: Floresta Nacional de Carajás (Projeto Igarapé Bahia)
• Turnos: Manhã, tarde e noite
Obs: Os alunos ficarão alojados

Módulo II
• Data: 23 e 24 de maio
• Local: ICMBio
• Turnos: Manhã e tarde

Módulo III
• Data: 28 a 31 de maio
• Local: ICMBio
• Turnos: Manhã e tarde

PARCERIA

O Curso de Trilhas e Caminhadas é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), ICMBio, Deupp/Semma, 23º Batalhão Bombeiro Militar de Parauapebas, Cooperture Carajás e Vale.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Piedade Ferreira