COM TODA EXUBERÂNCIA, FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS COMEMORA HOJE 20 ANOS

publicado: 24/05/2018 10h39

A Floresta Nacional de Carajás (Flonaca) completa 20 anos de criação nesta sexta-feira, 2. Além de abrigar a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo também é conhecida mundialmente como uma das regiões mais ricas por sua biodiversidade. São mais de 400 mil hectares de área preservada e uma fauna e flora que encantam parauapebenses e turistas.

Com sede em Parauapebas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) faz a gestão da Floresta. O Departamento de Uso Público da Flonaca atua de acordo com o termo de reciprocidade celebrado entre o ICMBio e Prefeitura de Parauapebas, que facilita a inclusão da comunidade nas áreas de lazer, ecoturismo, educação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais e pesquisas cientifica em parceria com universidades da região.

Autorizada pelo ICMBio e com apoio da prefeitura, as cooperativas de ecoturismo e de extrativistas atendem demandas de visitação e realizam atividades sustentáveis de extrativismo de jaborandi e coleta de sementes nativas. Uma forma de gerar mais emprego e renda para a comunidade local e aquecer a economia da região.

A Floresta Nacional de Carajás possui um Conselho Consultivo e o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), que atuam em busca do melhor uso da área, a exemplo de aulas de educação ambiental e conscientização da preservação para os alunos da rede municipal de ensino. O coordenador do Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas, Marcos Alexandre, e o chefe da Flonaca, Marcel Regis, celebram esses 20 anos de conquistas.

“Em 2017, a Prefeitura por meio do Detur realizou varias ações que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da atividade turística na região. Dentre elas destacamos cursos de formação de condutores ambientais e de qualificação para a rede hoteleira, além de exposições em feiras regionais e nacionais. A Flona de Carajás está de parabéns porque além de toda beleza, contribui sobremaneira para o desenvolvimento de Parauapebas e região”, afirma Alexandre.

“A data representa 20 anos de projetos de uso sustentável da área pela população de Parauapebas e por turistas do Brasil e do mundo. A prefeitura vem apoiando o ICMBio desde o processo de abertura até o trabalho para ampliar o ecoturismo na Floresta Nacional de Carajás, que já tem um grande potencial e se tornou um dos mais importantes roteiros de visitação da região”, ressalta Marcel.
.

Texto: Rayssa Pajeú