Prefeitura lança campanha Julho Amarelo contra as hepatites virais

publicado: 10/07/2020 11h47

População pode fazer teste rápido para as hepatites B e C e também para HIV e sífilis.

Na campanha Julho Amarelo 2020, que trata do combate às hepatites virais, a Prefeitura de Parauapebas volta a reforçar o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce durante todo este mês, para combater a doença. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá oferecer a realização dos testes rápidos para as hepatites B e C e ainda para HIV e sífilis.

Os preservativos masculinos estão disponíveis no Centro de Aconselhamento de Testagem (CTA) e em todas as unidades de saúde, e são dispensados para o público sem necessidade de cadastro, para retirada imediata pelo usuário, de forma gratuita. O CTA também está realizando testes rápidos de segunda a quinta-feira, das 8 às 18 horas.

“Desde o início da pandemia, foi registrada uma redução na procura pelo teste rápido nas unidades de saúde. Como consequência, o número de casos diagnosticados este ano apresentou uma queda. Isso significa que muitos casos ainda não foram notificados, o paciente não sabe que tem a doença e não está em tratamento, mantendo a cadeia de transmissão da infecção”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Anna Carla Tomáz.

Apesar da necessidade de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, assegura que “os profissionais das unidades de Saúde irão trabalhar na orientação da população sobre o uso do preservativo para a prevenção às hepatites virais e na oferta do teste rápido para hepatites B e C, além da vacina contra a hepatite A para crianças e a vacina contra hepatite B”.

Conforme o calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra às Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho e a cor amarela foi instituída para chamar atenção às campanhas.

A infecção

A hepatite é uma doença viral infecciosa que ataca o fígado e pode ser aguda ou crônica. Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D (Delta) e E. As dos tipos A e E só se manifestam de forma aguda e o paciente elimina o vírus do organismo depois da crise. Mas os tipos B, C e D podem se tornar crônicos e pedem mais atenção dos órgãos de saúde no mundo.

Os sintomas da hepatite podem ser parecidos com os de outras doenças. O indivíduo pode se sentir cansado, apresentar febre, tonturas, enjoos, vômitos e dores abdominais, além de pele e olhos amarelados (icterícia). Os sintomas costumam aparecer depois do período de incubação, que varia de acordo com o tipo do vírus.

Há casos em que não há a manifestação de sintomas, chamados assintomáticos; daí o motivo de ser conhecida como doença silenciosa. É necessário manter em dia os exames de rotina que podem identificar o vírus. Quando a doença não apresenta sintomas e, consequentemente, não é tratada, a infecção pode evoluir para cirrose ou câncer no fígado.

A transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes. Também é transmitida de mãe para filho, durante a gravidez. Para todos os tipos de hepatites virais, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o diagnóstico por meio dos testes rápidos e/ou sorologias e, caso seja necessário, disponibiliza o tratamento para a doença.

Texto: Nívea Lima
Arte: Ascom/PMP