Feira de sociobiodiversidade movimenta CGBio

publicado: 09/11/2023 10h37

Mais de 80 expositores estiveram presentes na Feira da Sociobiodiversidade, parte da programação do Congresso de Gestão do Conhecimento e da Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás (CGBio), que está acontecendo no Parque de exposições Lázaro de Deus (FAP). A feira segue de 8h as 20h até o dia 10 de novembro.

Para Tainara Vasconcelos, expositora, a feira é muito positiva. “Eu faço parte da cadeira produtiva da pimenta do reino e a nossa pimenta é produzida de forma sustentável, com sabor diferenciado e o mercado valoriza muito mais, paga muito mais para os produtores que produzem no modelo sustentável. Então, a gente está com expectativas muito positivas”, afirma Tainara.

De acordo com Wendelo Costa, coordenador do CGBio Carajás, a feira da sociodiversidade está dividida em 2 setores. No primeiro setor, estão agricultores, pequenos produtores, indígenas que irão comercializar produtos. O segundo setor é o de negócios sustentáveis, onde estão projetos, micro e grandes empresas, projetos de pesquisa, projetos socioambientais e demais iniciativas. “A gente quer demonstrar com essa ação o aspecto econômico da sustentabilidade. Então trazer essa visibilidade para os negócios que abordam o meio ambiente, essa preocupação com o meio ambiente é interessantíssima para a gente diversificar a nossa matriz”, afirma o coordenador.

O CGBio é um evento realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em Carajás (ICMBio), em parceria com a Prefeitura de Parauapebas e visa discutir durante os três dias de evento o desenvolvimento sustentável na região amazônica, além de oferecer a maior mostra de conhecimento técnico-científico e tradicional do Pará.

Acompanhe a programação clicando no link ou pelas redes sociais da prefeitura.

Texto: Márcia Machado

Fotos: Quésia Ribeiro