Dia Mundial do Combate ao AVC alerta para a importância do socorro imediato

publicado: 28/10/2021 10h22

                    “Minutos que salvam”

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, ocorre quando os vasos que levam sangue para o cérebro entopem ou se rompem, causando paralisia cerebral. É uma das doenças que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas não retornam ao trabalho depois do acidente vascular cerebral. Outros 50% dependem de terceiros para realizar as atividades diárias, segundo a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares.

A Prefeitura de Parauapebas por meio da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), aproveita o dia 29 de outubro, para alertar sobre a importância do socorro imediato como fator primordial para a sobrevivência e recuperação do paciente. Em 2021, a Campanha Mundial do AVC tem como foco aumentar a conscientização sobre os sinais do AVC e a necessidade de acesso oportuno a um tratamento de qualidade.

O tema da campanha deste ano é “Minutos podem salvar vidas” e visa difundir o máximo possível quais são os sinais que podem indicar o AVC. Em alusão ao dia mundial do AVC, foi realizado na última quarta-feira, (27), a capacitação para os profissionais atuantes na atenção primária à saúde, com foco na abordagem em Ressuscitação Cardiorrespiratória/ Manejo de vias aéreas e abordagem ao paciente vítimas de Acidente Vascular Cerebral- AVC.

Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico, que se manifestam por motivos diferentes. O isquêmico é o mais frequente e ocorre quando há obstrução de uma artéria que impede a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. O hemorrágico é caracterizado pelo rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia.

O corpo pode dar alguns sinais de derrame, como formigamento no rosto ou corpo, confusão mental, alteração da fala ou compreensão, tontura e dor de cabeça súbita sem causa aparente.

Para a supervisora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Flávia Loiola, “o importante é ajudar a disseminar informações ao público que não tem conhecimento sobre a doença e conscientizar sobre a necessidade de procurar os serviços de saúde caso apareça algum sinais/sintomas,” comenta Flávia.

Sinais de Alerta

O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, vem arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados à idade, raça e herança genética.

O público pode reconhecer sinais do AVC através de quatro medidas simples, que seguem a abreviação “S.A.M.U” para fácil memorização: 

Sorria – Peça para a pessoa dar um sorriso. Caso um dos lados da face, entorte ou paralise, é provável que seja um AVC.

Abrace – Veja se a vítima consegue levantar os dois braços. Se um deles cair, trata-se de outro sintoma.

Música – Incentive a pessoa a repetir uma frase de música. Não conseguir pronunciar corretamente também é uma indicação de AVC.

Urgente – Caso tenha identificado alguns dos sintomas, ligue para o SAMU no 192.


Texto: Nívia Lima (Ascom/Semsa)

Arte: Imagem de internet

Assessoria de Comunicação/PMP