Eleições Municipais 2020 – Cuidados sanitários contra o novo coronavírus

publicado: 10/11/2020 09h20

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou os protocolos sanitários para o próximo domingo, 15 de novembro, dia em que os cidadãos brasileiros irão às urnas escolher seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Em Parauapebas, a estimativa é que mais de 162 mil eleitores saiam de casa nesse dia para votar.

As medidas do Plano de Segurança Sanitária do TSE visam evitar a propagação do novo coronavírus, que ainda continua com transmissão comunitária ativa no Brasil.

De acordo com o plano, uma das novidades nas eleições deste ano é o horário da votação, que será das 07h às 17h. Confira as medidas preventivas:

– Eleitores a partir de 60 anos de idade deverão ir às urnas no período das 07h às 10h; acompanhantes e outros eleitores com idade abaixo de 60 anos, que chegarem à seção eleitoral no período preferencial, não serão impedidos de votar, mas deverão respeitar a preferência dos maiores de 60 anos;

– Será obrigatório o uso de máscara nas seções eleitorais e nos locais de votação;

– Antes de votar, o eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel 70%;

– A fim de evitar o aumento das filas, não será feita a medição da temperatura dos eleitores;

– O eleitor apresentará um documento oficial com foto, pois não haverá identificação biométrica. Neste caso, se possível, cada eleitor deverá levar a sua própria caneta para a assinatura no caderno de votação;

– O distanciamento social mínimo de um metro nas filas deverá ser obedecido, para evitar aglomerações;

– Se o eleitor estiver com sintomas de Covid-19 no dia do processo eleitoral ou foi diagnosticado com a doença 14 dias antes da data da eleição não precisará sair de casa para votar. A ausência de voto poderá ser justificada posteriormente por esse motivo.

Para ler o Plano de Segurança Sanitária completo, clique aqui.

 

Texto: Sara Dias

Imagem: Reprodução da Internet/Senado Federal

Assessoria de Comunicação/PMP