Prefeitura mantém diálogo com as comunidades indígenas

• Hits: 360
imagem sem descrição.

Índios da Pokrô Xikrin, aldeia recém-criada no município de Parauapebas, estiveram, esta semana, na Prefeitura, solicitando atendimento nas áreas de saúde, educação, obras e fornecimento de água.  A aldeia agrega 22 famílias - cerca de 80 pessoas,  e tem origem na aldeia-mãe, Kateté.

Representantes do governo municipal, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaep) e da comunidade indígena combinaram uma visita de campo para a próxima semana, a fim de coletar dados e definir o cronograma de atendimento às demandas apresentadas.

Em relação ao atendimento básico de saúde, o coordenador de Relações Indígenas, Girlan Pereira, informou ao indígenas o procedimento. “Vamos procurar a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do governo federal, que é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas”, disse.

“A reunião foi muito produtiva e vai nos auxiliar bastante na construção da nova aldeia. Nós fomos muito bem recebidos, viemos reivindicar benefícios para nossa comunidade”, comentou Bep Kaminhoroti Xikrin.

Texto: Andréa Reis

Fotos: José Piedade