V Conferência de Educação define prioridades para os próximos anos

publicado: 12/11/2021 15h03

Mais de 400 educadores participaram do evento, onde foram escolhidos os delegados que irão representar o município na conferência estadual em 2022.

Com o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação de Parauapebas, a V Conferência Municipal de Educação de Parauapebas (Comep) definiu as prioridades da educação municipal para os próximos anos e elegeu os delegados que representarão o município na conferência estadual, prevista para abril de 2022.

O evento reuniu cerca de 400 representantes da comunidade escolar e outros segmentos sociais na última quarta-feira, 10, no espaço Cabocla (Cidade Jardim), numa realização do Fórum Municipal Permanente de Educação de Parauapebas (FMPEP), com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Educação (Semed),

O secretário de Educação, José Leal Nunes, destacou a relevância do evento para o aprimoramento do ensino de qualidade. “É um momento democrático, que contou com o envolvimento da comunidade escolar e de outras entidades que estão comprometidas com o processo educativo, em que estamos definindo as prioridades da educação municipal”, destacou o gestor.

A programação foi extensa. Houve atividades culturais; palestra com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade”, ministrada pela professora doutora Eliane Felipe; contextualização, sistematização e aprovação das proposições elencadas nas pré-conferências; e definição das proposições que serão encaminhadas para a conferência estadual e implementadas no Plano Municipal de Educação de Parauapebas (PME), além da escolha dos delegados.

“As proposições discutidas aqui contribuirão para o melhoramento do Plano Municipal de Educação de Parauapebas e serão encaminhadas para serem inseridas no plano estadual e também nacional”, informou a coordenadora do FMPEP, Jucineide Almeida.

O professor Edson Fernando Monteiro Cruz, da escola Carlos Drummond de Andrade, foi um dos delegados da conferência e fez questão de contribuir com proposições que visam à melhoria da qualidade do ensino. “É um tijolo que está sendo colocado na construção de um novo processo educacional no município”, destacou educador.

O vice-prefeito João José Trindade, o João do Verdurão, e a vereadora Eliene Soares também marcaram presença na abertura do evento. Para eles, a educação municipal é prioridade. “O governo se sente feliz e agradecido aos educadores e à Semed por participarem e fazerem esse trabalho, por debaterem e avançarem no tema, que é a educação” enfatizou o vice-prefeito.

Texto: Messania Cardoso /Semed

Fotos: Lucas Santos /Semed