Sistema de modernização e gerenciamento da Saúde completa um ano

publicado: 15/02/2023 10h03

Desenvolvido pela Segov, o projeto coloca Parauapebas no porto de principal Smart City do norte do Brasil

Em um ano de popularização da inteligência artificial, Parauapebas mostra que está levando o assunto de tecnologia muito a sério, e não é de hoje. Os trabalhos para alcançar o posto de referência em Cidade Inteligente já começaram há um bom tempo. Para isso, a ordem da prefeitura é clara: modernizar a gestão e garantir melhores serviços públicos para os cidadãos. Por isso, o projeto de Smart City da capital do minério é parte integrante do PMI – Programa Municipal de Investimentos, executado pela Secretaria Especial de Governo.

“Parauapebas mais inteligente”, como é chamado o projeto, avança gradativamente por diversos setores, sendo um deles a saúde, que já colhe os benefícios dos avanços tecnológicos. Lançado há um ano, ainda nos bastidores da Secretaria Municipal de Saúde, o sistema digital de saúde passou a fazer a integração da base de informações das UBS’s, UPA, Policlínica e HGP, sendo o primeiro passo para a análise e tratamento de dados e seu posterior uso para auxiliar os gestores em tomadas de decisões melhores.

Agora, a nova fase do sistema digital de saúde vai consolidar em todas as unidades aquilo que já está funcionando na UPA, onde há o gerenciamento informatizado dos pacientes nas filas, direcionando cada um deles para o setor correspondente de forma mais rápida e organizada. A inovação também já está sendo testada com sucesso em três Unidades Básicas de Saúde: Altamira, Cidade Nova e Rio Verde. Nelas, além do gerenciamento inteligente das filas e do prontuário eletrônico, também é possível agendar consultas on-line, através do aplicativo da prefeitura, o e-Parauapebas.

A previsão é que ainda no primeiro semestre deste ano todas as unidades da zona urbana sejam atendidas pelo agendamento on-line. É importante pontuar que o agendamento presencial continuará existindo normalmente, sendo mais uma opção para os cidadãos.

Paralelo a isso, a Secretaria Especial de Governo encarregou sua Diretoria de Tecnologia da Informação de construir painéis digitais on-line para exibir informações atualizadas sobre diversos setores da cidade, disponibilizando, de forma gratuita, acesso público a uma vasta base de dados municipais que pode ser de grande valor para empresários, professores, estudantes, turistas e qualquer pessoa que queira conhecer melhor nossa cidade.

Com base nas conquistas obtidas até agora, tudo indica que 2023 será um ano de grandes avanços na consolidação de Parauapebas como a principal cidade inteligente da região norte do Brasil.

Texto: Paulo Rezende

Fotos: Chico Souza