Prefeitura firma acordo de cooperação técnica com Polícia Rodoviária Federal

publicado: 27/04/2022 11h16

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), assinou nesta segunda-feira, 25, um acordo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal, subseção Pará (PRF/PA).

O documento firma uma parceria entre as duas entidades para troca de experiências no monitoramento das vias de trânsito com a PRF/PA auxiliando na manutenção da segurança nas estradas municipais e estaduais em Parauapebas, que compartilhará sua expertise no monitoramento remoto, uma vez que o Centro de Controle e Operações (CCO) é tido como referência regional neste aspecto.

O superintendente da PRF/PA, Carlos André, declarou que o acordo “é uma via de mão dupla” entre a entidade federal, que atua no monitoramento remoto através da ferramenta Alerta Brasil, e a municipal. “A Polícia Rodoviária fornece e presta auxílio ao município e o município também nos fornece e nos ajuda a melhorar”, disse o superintendente.

O acordo pontua que o Alerta Brasil está entrando em fase 3.0 e que a integração com outras ferramentas de monitoramento remoto de vias tem como intuito criar uma rede de compartilhamento de informações entre os órgãos de segurança pública, que servirá como base para planejamentos operacionais e de inteligência policial”.

O documento, assinado pelo prefeito Darci Lermen na manhã desta segunda, 25, visa que o acordo permitirá que “os Governos Federal e Estadual/Municipal tenham uma robusta ferramenta, capaz de processar informações em tempo real ou sob demanda e realizar diagnósticos de diversas variáveis sensíveis, otimizando o direcionamento das ações de segurança pública, segurança viária, cidadania, transporte de cargas, mobilidade urbana e rural”.

A moderna estrutura do CCO já recebeu visitas técnicas de outras prefeituras e também da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup) recentemente, reafirmando sua proeminência na região e sendo usada de modelo por outras entidades. A comitiva da PRF/PA que esteve na Semsi para reunião com o gestor da Semsi, Denis Assunção, aproveitou a oportunidade para conhecer a base operacional, onde são operadas 120 câmeras de monitoramento por toda Parauapebas.

Texto e fotos: Juliano Correa