Parque das Chácaras está em fase final de obras

publicado: 03/02/2023 09h36

A população de Parauapebas está prestes a ganhar mais um espaço de lazer e convivência: é o Parque das Chácaras, localizado na região das chácaras, bairro Primavera.

A obra está em fase final de ajustes e conta com três quadras poliesportivas, uma delas com gramado sintético, palco coberto para shows, pista para caminhada com piso tátil, ciclovia, parque infantil, academia, estacionamento, quiosques com banheiros acessíveis e espaço gramado, tudo para garantir bons momentos para a comunidade.

De acordo com Luiz Castilho, secretário de Obras, o local foi urbanizado a fim de garantir conforto e bem-estar pra sociedade. “No local passava um canal aberto e o espaço precisava ser revitalizado. Então, a gestão municipal entendeu que era necessária uma grande obra pra que as pessoas pudessem usufruir do espaço público”, destaca o secretário.

Iniciada em 2021, a construção do parque foi complexa. No local, havia um canal que passou por uma obra de macrodrenagem e aterramento para que o parque pudesse ser erguido. Localizado na rua Belém, entre as ruas 8 e 11, a nova praça conta com uma área de 16 mil m² e valoriza atividades físicas ao ar livre, meio reconhecidamente comprovado como fator essencial para o bem-estar e até combate à depressão.

“Além de melhorar o condicionamento físico e a imunidade, a prática de atividades ao ar livre auxilia na perda de peso, redução do colesterol, fortalece ossos e músculos, aumenta a capacidade cardiovascular e pulmonar e traz relaxamento e felicidade”, afirma Nelma Nogueira, educadora física.

Apesar de estar em fase final de obra, alguns espaços já fazem parte do dia-a-dia dos moradores do entorno. “Todos os dias, faço minha caminhada pela manhã e trago minhas filhas para brincar a tarde. Foi um ganho enorme pro bairro. Trouxe possibilidade de praticar esporte com segurança e viver a natureza, tudo num espaço no centro da cidade”, afirma Diego Santos.

O Parque das Chácaras já recebe os últimos ajustes e será entregue em sua totalidade em breve.

Texto: Márcia Machado

Fotos: Chico Souza / Renato Resende