Parauapebas recebe simpósio de capacitação de Junta do Serviço Militar

publicado: 06/06/2022 15h22

Ocorrerá em nosso município, nos dias 7 e 8, no Plenarinho da Câmara Municipal, o Simpósio de Capacitação de Secretários e Auxiliares de Juntas de Serviço Militar (JSM) do sul e sudeste do Pará, realizado pelo Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) 08/003, de Marabá.

O PRM é responsável pela jurisdição das JSMs de Parauapebas e outras nove cidades: São Félix do Xingu, Xinguara, Água Azul do Norte, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás, Sapucaia e Tucumã, e o simpósio tem como objetivo capacitar e nivelar conhecimentos para o desempenho da função de secretários e auxiliares das Juntas, padronizando procedimentos e aumentando a qualidade e eficiência do serviço prestado.

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) é parceira no evento em apoio ao PRM 08/003 e, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), oferece regularização da situação militar para a população – serviço este que estará disponível nos dias 7 e 8 de junho apenas no horário das 8h às 14h por conta da realização do simpósio.

O Primeiro-Tenente Emerson Flávio Euzébio, chefe do PRM 08/003 e responsável pelo treinamento, irá abordar a visão geral do Serviço Militar e Mobilização e os Primeiros-Tenentes Hemann e Anderson, delegados do Serviço Militar, ministrarão atividades acerca do Funcionamento Normal da Junta Militar e Atendimento ao Cidadão, além de desenvolverem estudos de casos e avaliação do simpósio.

O primeiro e o segundo dia de atividades têm a mesma programação, porém, no dia 7 (terça-feira), os participantes serão os da Junta de Serviço Militar de Parauapebas; já no dia 8 (quarta-feira), os secretários e auxiliares das JSMs das outras cidades serão os participantes da programação.

Alistamento

Todo jovem, no ano em que completar 18 anos, deve fazer seu Alistamento Militar até 30 de junho, e sua não-realização o impede de obter passaporte, se inscrever em instituição de ensino público, assinar contrato de trabalho ou tomar posse em concurso público e outras consequências, além de gerar multa.

Para se alistar, o jovem de Parauapebas pode ir à unidade do SAC, na Praça do Cidadão, bairro Rio Verde, ou ao SAC na Feira do Produtor, na estrada Faruk Salmen, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Também é possível realizar o alistamento online, através do site alistamento.eb.mil.br.

Informações/Semsi

Assessoria de Comunicação/PMP