Dia D de Vacinação contra influenza será realizada neste sábado, 1º de abril.

publicado: 28/03/2023 15h13

A vacina é importante para reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos

Neste sábado, 1º de abril, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizará o Dia D de vacinação contra Influenza.

A vacinação contra influenza terá como grupos prioritários profissionais da saúde, idosos a partir de 60 anos e crianças de 6 meses a 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, professores e povos indígenas.

Também serão disponibilizadas doses da vacina para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para participar da vacinação é necessário que o interessado ou responsável esteja munido da carteira de vacinação, documento de identificação com foto e cartão do SUS.

As vacinas estarão disponíveis na Unidades Básicas de Saúde (UBS) Novo Brasil, Vs-10, Nova Carajás, Minérios, Tropical, Cidade Nova, Liberdade 1,Cedere, Palmares 1, Jerônimo de Freitas e UBS Bento Torres das 7h30 às 12h30.

“O objetivo da vacina contra a Influenza é reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Por isso, o nosso prefeito Darci Lermen teve a preocupação de acompanhar o planejamento da ação de vacinação e garantir que todos sejam muito bem atendidos”, ressalta o gestor da Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Influenza

A Influenza (gripe) é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de janeiro e fevereiro de 2022, mais de 1.700 brasileiros morreram de gripe. Então, é preciso avançar e inovar para ampliar a vacinação no Brasil.

Prefeitura de Parauapebas