Defesa Civil de Parauapebas realiza etapa de prevenção em bairros

publicado: 13/02/2023 13h38

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) atua em ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a situações de desastres com o intuito de garantir mais segurança para a população.

Estamos no período mais chuvoso na região, conhecido como inverno amazônico, em que aumentam os riscos de inundações e alagamentos nas áreas já monitoradas pela Defesa Civil. Durante toda essa semana as equipes da Compdec percorreram os bairros Liberdade I e II, União, Primavera, Novo Brasil, Brasília e Parque das Nações (VS10) para levar informações para sobre como agir e a quem recorrer em eventos adversos.

O coordenador da Defesa Civil, Erick Nascimento, ressalta que a etapa de prevenção é uma das mais importantes, e conta com a parceria das famílias que moram nas áreas suscetíveis a inundação. “Nossas equipes estão de porta em porta para levar orientações, deixar nossos números de contato para que sejam acionados em situações de emergência”, explica.

As equipes também levaram orientações sobre o serviço de comunicação de eventos climáticos via SMS. Qualquer morador pode participar. Basta enviar um SMS para o número 40199, e fornecer o número de código de endereçamento postal (CEP), que em Parauapebas é 68515-000. A partir desse cadastro, o munícipe passa a receber no celular todos os boletins do tempo e alertas da Defesa Civil.

Os moradores dessas áreas visitadas devem ficar atentos as mudanças relacionadas ao clima, e caso necessário podem acionar a Defesa Civil nos números 3356-2597 e 199, ou via Centro de Controle e Operações (CCO) (94) 99278-0431. As equipes estão de plantão 24 horas por dia.

Texto: Édila Nunes

Fotos: Leila Silva