Castramóvel realiza procedimentos cirúrgicos em cães e gatos no bairro Nova Carajás

publicado: 11/03/2022 16h49

Ao todo, 25 animais foram castrados e outros serviços foram oferecidos, como vacinação antirrábica e teste para detecção da Leishmaniose

A ação do departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizada no dia 04 de março, ofertou serviços de vacinação e castração para a população de cães e gatos residentes no bairro Nova Carajás e áreas próximas.
Ao todo 25 animais foram castrados, 69 cães e gatos receberam doses da vacina antirrábica, além de passar por testes para detecção da Leishmaniose, doença que ataca diretamente o sistema imunológico do animal, podendo afetar diferentes órgãos e levar a morte.

“O atendimento é para o público de cães e gatos, sem distinção de sexo e idade, estamos fazendo castrações de machos e fêmeas, vacinação antirrábica e o teste da Leishmaniose para detecção de animais possivelmente positivos”, reforça o médico veterinário, Cristiano Aguiar, que atua na Unidade de Vigilância e Zoonoses da Semsa.

Conforme o veterinário, todos os animais passam por uma avaliação clínica antes de qualquer procedimento cirúrgico. “O animal que não está apto à cirurgia é liberado e indicado ao tutor que procure atendimento em clínica particular ou em nossa unidade”, explica.

A ação foi realizada na Associação de moradores do Bairro Nova Carajás, e teve o total apoio da população que recebeu toda a equipe envolvida de braços abertos, entendendo assim a importância da castração e vacinação desses animais, evitando doenças e a superpopulação.

Castramóvel

Os procedimentos são realizados no castramóvel, um centro cirúrgico móvel que dispõe de um ambiente seguro e apropriado para esse tipo de atendimento. No processo de castração, o tutor do animal assina documento anterior à cirurgia, de modo a entender os riscos relacionados ao procedimento e os cuidados necessários no pós-cirúrgico, além de outras informações.

O castramóvel busca promover o controle populacional de animais por meio da castração, assim como prevenir o aparecimento de doenças infecciosas transmissíveis dos animais para pessoas. Esse tipo de serviço pode ser solicitado diretamente à Vigilância Ambiental, através do número (94) 3346-2669.

Texto/Fotos: Ítalo Almeida

Assessoria de Comunicação – PMP