news subheader Notícias

AGENTES DO DMTT COMEÇAM A TRABALHAR COM TALONÁRIO ELETRÔNICO

Equipamento foi entregue nesta sexta-feira, 9, substitui blocos de multas e moderniza trânsito de Parauapebas

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 9, com a presença do prefeito Darci Lermen, autoridades municipais fizeram a entrega de 77 talonários eletrônicos aos agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), um equipamento já utilizado em quase todo o País, que garante integridade dos dados coletados, assim como segurança inclusive ao condutor.

“O talonário eletrônico é um software homologado pelo Detran e funciona dentro de uma plataforma que, no momento, é disponibilizada aos agentes por meio de um aparelho smartphone. Não é necessária a internet no momento da autuação, porém é necessária na hora do envio do auto de infração para a base de dados do Detran”, esclareceu o diretor do DMTT, Glauber Mota, ressaltando também que os dispositivos já estão aptos para uso.

Os vereadores Joelma Leite (PSD) e Ivanaldo Braz (PSDB) acompanharam a entrega dos novos equipamentos. Ainda em dezembro de 2017, os agentes foram submetidos ao treinamento para o uso do talonário eletrônico, que substitui o bloco de multas, é mais rápido e prático no trabalho de autuações de infrações no trânsito e reduz o índice de erros no preenchimento do auto de infração.

“Acredito que esse equipamento vai qualificar nosso trabalho, pois contamos com a consulta virtual do veículo. Teremos a vantagem de comprovar, por meio de fotografias, as distintas situações que encontramos no dia a dia, como, por exemplo, quando alguém estaciona de forma irregular em uma parada de ônibus. Poderemos, a partir de agora, registrar essa infração e anexar imagens”, descreveu o agente de trânsito Samuel Alves.

O secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Wanterlor Bandeira, ressaltou que os dispositivos fazem parte da modernização do trânsito. “Estamos com um projeto amplo de investir em tecnologia, em aprimoramento e segurança no trânsito, para diminuir drasticamente a quantidade de acidentes e de vítimas. Esses acidentes causam prejuízos enormes, acumulam trabalho do hospital e muitas vezes perdemos até vidas”, enfatizou.

O prefeito Darci Lermen reconheceu o bom trabalho desenvolvido para melhoria do trânsito no município. “O DMTT também tem desenvolvido um excelente trabalho educativo, além de suas demais tarefas. Afirmo que todos precisamos fazer nossa parte para obter um trânsito seguro. A questão tecnológica é uma tendência que também devemos implantar em outros setores da área pública”, adiantou o gestor municipal.

ASSINATURA DE CONVÊNIO

Ao final da cerimônia, foi assinado o Convênio 009/2018 entre Estado e o município de Parauapebas, que permite aos agentes de trânsito a fiscalização nas atribuições do Estado, bem como ao Detran exercer fiscalizações de competência do município.

Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Bruno Cecim e Piedade Ferreira