news subheader Notícias

CURSO HABILITA AGENTES PARA SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA EM PARAUAPEBAS

Com a presença de representantes da Guarda Municipal (GM), Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), teve início na segunda-feira, 5, o curso de Introdução à Atividade de Inteligência (Ciai), realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O curso vai até abril deste ano, na modalidade de Ensino à Distância (EAD), com carga horária de 60 horas, e tem como objetivo capacitar e habilitar profissionais que atuam na área para exercer atividade de inteligência e é indispensável para quem pretende participar de cursos mais avançados promovidos pela Diretoria de Inteligência (Dint), órgão ligado à Senasp.

“É uma qualificação técnica a qual o nosso efetivo vai participar para poder atuar no setor de inteligência. Vamos até o dia 23 de abril, com fóruns, chats, depois seremos submetidos à prova virtual e presencial, que ocorrerá em Belém no dia 19 de maio. É um início de todo um processo para capacitação técnica para que o núcleo funcione de fato”, destacou a coordenadora do Núcleo de Inteligência da Semsi, Rosely Valente.

Foram disponibilizadas para Parauapebas 10 vagas, sendo seis para integrantes da GM, uma para o DMTT, duas para servidores da Semsi e uma para a Polícia Militar.

“Esse curso vem agregar mais conhecimento a nós agentes de segurança pública. Além do conhecimento, vamos ter uma funcionalidade melhor, pois podemos agregar o aprendizado as nossas operações e, com isso, ter êxito melhor. A informação é muito importante na nossa atividade, pois somos um órgão voltado para prevenção”, assinalou o GM Nascimento, que faz parte da turma.

De acordo com a secretária adjunta da Semsi, Eliane Andrade, esse é o início de um novo ciclo na área. “Buscamos o perfil de pessoas, e essa pedra fundamental nada mais é do que um projeto amplo, que tem uma grande importância e funcionará de forma conjunta e vai contribuir com nosso município”, disse ela.

Texto e foto: Sara Nascimento | Semsi
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP