Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PARAUAPEBAS RECEBE ASSESSORIA NA ÁREA DA MERENDA ESCOLAR

  • Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 20h38
  • Acessos: 97
imagem sem descrição.

Uma equipe técnica do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade Federal do Pará (UFPA) esteve em Parauapebas este mês, para realizar atividades de assessoria e monitoramento da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no município.

Dentre as ações realizadas pelas técnicas Jucilene Magalhães Alves Sousa e Isameriliam Rosaulem Pereira da Silva, estiveram reuniões com as equipes da Divisão de Alimentação Escolar (DAE), técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e membros dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE); visita às escolas municipais, formação voltada para os profissionais da merenda escolar do município e região, além da elaboração, em conjunto, com os demais órgãos, de um plano de ação.

Segundo a nutricionista Ercilia Carvalho Gomes, responsável técnica do Pnae na Semed, uma boa alimentação escolar compreende o uso de alimentos variados, seguros e que respeitam a cultura e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos alunos, além de melhorar o rendimento escolar.

“O município tem buscado garantir merenda de qualidade a todos seus estudantes e para isso, recentemente, realizou algumas adequações no cardápio da merenda, como também tem efetivado atividades de educação alimentar e nutricional”, assegura Ercilia, relatando que a orientação do Cecane só veio a agregar.

“Todo ano o FNDE elenca 16 cidades do Estado para receber essa visita do Cecane e este ano Parauapebas foi contemplado. Ele é o 14° município atendido em 2018”, informa Jucilene, para acrescentar que teve uma percepção bem positiva do município.

A FORMAÇÃO

O treinamento ocorreu entre os dias 10 e 14 deste mês no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e contou com a participação de cerca de 40 profissionais da merenda escolar de cinco municípios: Xinguara, Curionópolis, Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte e Parauapebas.

Temáticas como "O que é o Pnae", suas diretrizes, órgãos de apoio; Conselhos de Alimentação Escolar (CAE); Cardápio e Orientações Técnicas; Educação Alimentar e Nutricional e os Manipuladores de Alimentos (merendeiras), entre outros assuntos, foram abordados e muitas dúvidas esclarecidas.

“A formação possibilita a qualificação de todos os atores envolvidos no processo de alimentação escolar, como também a troca de experiência entre eles”, informa Jucilene, citando a importância do plano de ação a ser executado pelo município.

A merendeira Suely de Fátima Sousa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Magno, participou do evento. “Hoje adquiri novos conhecimentos que serão aplicados para assegurar mais qualidade ao meu trabalho”, afirmou ela.

CECANE/UFPA

O órgão, que é vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e funciona por meio de parceria firmada com a UFPA, tem como objetivo o apoio técnico e operacional aos municípios sob gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP


  • DSC_9711
  • DSC_9728
  • DSC_9733
  • DSC_9741
  • DSC_9746
  • DSC_9748

Galeria de Imagens

registrado em:
Fim do conteúdo da página