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Cássio André De Oliveira
Cássio André De OliveiraSecretario
Horário de atendimento ao público : Das 08:00 hs às 14:00 hrs
Endereço : Centro Administrativo, Morro dos ventos, Bairro Beira Rio II
Telefones: (94)3346-6225 (94)3346-2849 
História da Secretaria

O município de Parauapebas teve sua emancipação política em 10 de maio de 1988, através da Lei nº. 5.443. Todavia, a Prefeitura de Parauapebas esteve integrada à comarca de Marabá até 14 de junho de 1989, quando, então, foi criada sua estrutura administrativa básica, através da Lei Municipal nº. 015/89, e dentro dessa, a Secretaria Municipal de Administração, com as seguintes unidades: Serviços de Recursos Humanos, Serviço de Apoio Complementar, Serviços de Almoxarifado e Patrimônio, Serviço de Comunicação e Arquivo.


A Lei 4.213, de 29 de junho de 2001, no seu art. 29, que dispõe sobre a estrutura organizacional direta e indireta da Prefeitura Municipal de Parauapebas, criou outras secretarias e alterou a estrutura interna da SEMAD.


O art. 36 da referida Lei criou, também, a COORDENADORIA DE TREINAMENTO E RECURSOS HUMANOS, com a função de planejar e executar atividades internas e externas, relativas a treinamento e capacitação de pessoal, em coordenação com os demais órgãos da administração direta e indireta.


A Secretaria Municipal de Administração tem atuado em parceria com as demais secretarias na busca de uma melhor forma de gestão integrada, objetivando melhores condições de trabalho para o servidor e uma prestação de serviço de qualidade à população. Para isso é feito um rigoroso sistema de controle e informação em que cada secretaria e coordenadoria ficam sabendo mês a mês do seu histórico funcional e suas despesas orçamentárias. Por sua natureza a SEMAD cuida de todo o aspecto administrativo da Prefeitura. Assim lhe compete o gerenciamento das contratações de servidores e distribuição nas secretarias e coordenadorias, organização e controle da folha do pagamento, controle de escalas e hora extra de todos os servidores, controle previdenciário, organização de dossiês dos servidores, acompanhamento e avaliação do desempenho funcional e instauração de sindicâncias e Processo Administrativo para apurar as possíveis irregularidades cometidas no âmbito da administração pública. Compete à SEMAD também a celebração de convênios e contratos com empresas e instituições para ampliar e qualificar o atendimento ao cidadão em geral. Entre tantos, destacamos: convênio com a Faculdade AIEC, dando ao servidor a oportunidade de concluir um curso superior; convênio com a Webcard (cartões de compra), em que o servidor pode fazer suas compras em diversos estabelecimentos credenciados, ambos celebrados em 2007; convênio com o Banco do Brasil, celebrado em março de 2005, para empréstimo consignado em folha de pagamento; e convênio com a UNIMED (plano de saúde), celebrado em março de 2006, para conforto e comodidade, tanto do servidor, como de sua família. No ano de 2009 foi celebrado o convênio com o City Park Tênis Clube, onde o servidor terá mais uma opção de lazer com sua família e em 2010, foi firmado convênio com a Uniodonto que proporcionará atendimento dentário e saúde bucal com qualidade superior. Todos esses convênios foram planejados para oferecer aos servidores a oportunidade de acesso a bens e serviços de qualidade com preços diferenciados que até então eram inacessíveis devido ao alto custo.


Outros convênios de cunho social e de interesse geral que fazem parte da política de governo do Prefeito Darci visando apoiar as instituições sociais são administrados pela SEMAD como: convênio com a Sorri Parauapebas, APAE, APEP, Bom Samaritano, dentre outros. Além desses são mantidos convênios com instituições governamentais das esferas estadual e federal com apoio logístico e cedência de funcionários.


Na gestão municipal de 2005 a 2008, foram realizados dois concursos públicos para preenchimentos de vagas nas diversas áreas e cargos, em cumprimento a uma meta política do governo de dar mais qualidade a gestão e atender a uma determinação legal. Em dezembro de 2009 foi realizado o terceiro concurso público no Governo Darci, sendo o maior concurso municipal do Estado do Pará, com 1.254 vagas oferecidas para todos os níveis administrativos da prefeitura. Em 2010 foram realizadas três chamadas para o referido concurso, nos meses de março, maio e junho, sendo que a próxima chamada está prevista para o mês de dezembro de 2010.


Para ampliar a política de valorização do servidor a SEMAD criou em 2005 a Mostra de Artes dos Servidores Públicos -MASPP, evento em que o servidor é incentivado a desenvolver todo o seu potencial artístico e cultural.  A primeira edição da MASPP ocorreu em outubro de 2005, culminando com o dia do servidor público. Esse projeto deu tão certo que ganhou ênfase e se tornou o maior projeto voltado para os servidores no Estado do Pará. Em 2009 foi ampliado e pala primeira vez foi apresentado em praça pública proporcionando a participação do povo. Além disso, a SEMAD organizou o I Baile do Servidor Público que, por sua grandeza, já entrou para o calendário de eventos do governo municipal. Para 2010, a MASPP contou com o apoio de um comitê formado por um representante de cada secretaria, envolvendo ainda mais os servidores em seu processo.


Em 2010 foi dado continuidade à parceria firmada com a Escola de Governo do Estado do Pará, possibilitando assim o acesso aos nossos servidores aos Cursos de alta qualidade oferecidos pela Instituição. Foi neste ano também que as Comissões de Processo Administrativo e Sindicância receberam toda a estrutura para realização dos seus trabalhos, criando assim os meios para apuração das denúncias, tendo como base o Estatuto do Servidor Público.


Outro marco na história da SEMAD foi a mudança para o novo Centro Administrativo da Prefeitura ainda no mês de janeiro de 2010. As novas instalações propiciaram ao servidor público e à comunidade, um maior conforto e comodidade. Foi também iniciado o processo para uniformização de todos os servidores da Prefeitura, com a contratação de uma empresa especializada na criação de uniformes, cujos modelos serão escolhidos pelos servidores municipais. Foi ainda instituída a instrução normativa 001/2010, para todos os servidores ocupantes do cargo de Motorista, visando à preservação da frota de veículos da Prefeitura, recentemente adquiridos pela Prefeitura Municipal, bem como a melhoria dos serviços prestados por esses servidores.


É através dessas e outras ações que a Secretaria Municipal de Administração tem mostrado ao servidor público que ele é peça fundamental no desenvolvimento de atividades que visem à eficiência e eficácia no serviço público, proporcionando um serviço de qualidade para o público externo. Na busca permanente pela excelência e no aperfeiçoamento das suas ações a SEMAD tem se transformado numa referência administrativa e contribuído para reforçar a filosofia e as metas do Governo Cidadão que se norteiam pelos princípios da ética, da transparência e do respeito ao cidadão.

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